top of page
TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O CANVAS

Pode ser que você não reconheça por esse nome, mas é bem provável que já tenha visto alguma imagem impressa em canvas. Também conhecido como quadro, ele é capaz de transformar sua foto ou imagem em uma verdadeira obra de arte. 
Confira a seguir, tudo o que você precisa saber sobre o canvas, material incrível que está dando o que falar! 

A palavra inglesa “canvas” vem do latim cannapaceus e significa “feito de cânhamo”. Agora você deve estar se perguntando qual a relação com o sentido moderno associado a “tela ou quadro” e nós vamos explicar. Mas antes vamos falar um pouco da polêmica cannabis, a planta que agrada uns e é condenada por outros.

De acordo com registros históricos, a cannabis é a primeira planta cultivada sem fins alimentícios, o que deu a ela a responsabilidade de ter outras mil funções, precisamente 25.000 utilidades diferentes. Uma delas, como você deve estar imaginando, é compor as telas de pinturas, que nos séculos passados eram feitas de tecidos de cânhamo e por isso reconhecida dessa forma. 

Já voltando a nossa definição atual, canvas é um material de tecido sintético fosco de aparência rústica. Alguns modelos podem ser parecidos com textura de algodão e outros com uma tela de pintura. Por isso a relação com obra de arte.

O QUE É CANVAS ?
canvas01.png
MATERIAL, ACABAMENTO E APLICAÇÕES

O canvas é um intermediário entre o tecido e a lona. Não é muito maleável, mas também não é muito plástico. Pode ser descrito como um tecido sintético fechado, com revestimento em acrílico e que, geralmente, tem como base o algodão. Sua flexibilidade evita que a impressão fique com aparência “craquelada”, caso o material seja esticado, e sempre terá o acabamento em costura e aparência fosca – mais fosca do que a impressão em lona fosca, por exemplo.

A compatibilidade com as tintas pigmentadas ou corantes, permite que ele seja utilizado para impressão de pôsteres, telas e na decoração comercial, já que, ao contrário da lona – um tipo de material semelhante -, o canvas é mais indicado para utilização em áreas internas. Ou seja, é um produto é muito empregado na comunicação visual em formato de banner, fundo de palco e backdrop – aqueles painéis comuns em shows -, por exemplo. Mas, o que muitas pessoas não sabem é que ele também pode ser usado para a reprodução de imagens e expostos em casa ou no home office.

A UTILIZAÇÃO NO MERCADO

Quer um impacto visual diferenciado? Invista no canvas! Esse material é muito utilizado em museus, exposições de arte, eventos, na identificação e decoração de ambientes, principalmente.

Na produção de banners, o canvas é mais recomendado do que a lona, pois as laterais desse material não entortam, como pode acontecer com a lona. Além disso, sua característica fosca proporciona melhor utilização em ambientes com muita iluminação, como é o caso de locais onde acontecem filmagens.

Atualmente trabalhamos com dois tipos de canvas:

- Tradicional

- Branca

bottom of page